domingo, 9 de outubro de 2011

I Seminário Regional de Tecnologia Educacional do Cefapro de Matupá e NTM de Terra Nova do Norte-MT


I Seminário Regional de Tecnologia Educacional do Cefapro de Matupá e NTM de Terra Nova do Norte-MT
Refletindo sobre as potencialidades das tecnologias nas áreas dos conhecimento.
Objetivos:

- Divulgar e sensibilizar os professores quanto à importância da utilização das tecnologias durante o processo de ensino e aprendizagem nas áreas do conhecimento;
- Avaliar o acesso das tecnologias pela clientela das escolas do Polo e os desdobramentos no processo de aprendizagem informal e formal (escola);
- Promover o acesso dos participantes a diferentes experiências de ensino e aprendizagem com o uso das tecnologias;
- Estimular debates acerca do uso das tecnologias existentes na escola, bem como a articulação entre tecnologia e currículo.
 A abertura do evento contou com a presença do  Coordenador das Tecnologias no Estado de MT Edevamilton de Oliveira e autoridades dos dois municípios envolvidos.
 Dr.Kilwangy Kia Kapitango-a-Samba
palestrando

 Este foi o momento de avaliação dos projetos apresentados pelos educadores, envolvendo o uso das mais diversas tecnologias, apresentados no I Seminário  de Tecnologia Educacional na cidade de Matupá MT, Organizado pelo CEFAPRO de MATUPÁ e NTM de TERRA NOVA DO NORTE. Uma parceria que fortalecerá ainda mais a participação dos profissionais da educação quanto à integração das tecnologias nas práticas educacionais das escolas públicas de Mato Grosso.
Os convidados para avaliar os projetos foram: a professora especialista Liliane de Oliveira  de Rondonópolis “que também ministrou a palestra “Portal do Professor:  trabalhando autoria e co-autoria” , Dr. Kilwangy Kia Kapitango-a-Samba “que ministrou uma brilhante palestra” e a professora Especialista  Maria da Penha Pinto da Silva de Sinop MT que colaborou nas Oficina Alfabetização e as Tecnologias.  Os projetos apresentados foram:
Projeto Rádio de Terra nova do Norte: Projeto Profissões PITEC com a professora Solange da escola 13 de Maio de Nova Guarita; Projeto Leitura e escrita  com a professora Isaura da E. Chapeuzinho Vermelho de Terra Nova; projetos Língua  portuguesa e espanhol enfocando  projeto/tema  Sustentabilidade- Meio ambiente apresentado pela professora Juliane da escola 13 de Maio de Nova Guarita; projeto “A formação de leitores/autores com o uso do Twitter,  Blog, e Radio escola” pelo professor Sidnei de Terra Nova do Norte; projeto do professor Sergio da escola Estrelinha do Norte, enfocando  “A criação de historias em quadrinhos usando as tecnologias”  enfatizando bastante o uso do blog como meio de troca divulgação e publicação. Todos os projetos envolveram o uso das mais diversas tecnologias e com bastrante propriedade e criatividade, NOSSOS PARABÉNS A TODOS.  Lembro, que mais projetos foram apresentados no período da tarde, bem como, a socialização das oficinas que foram elaborada usando a dinâmica por área de conhecimento.






Oficina Alfabetização e as tecnologias
- Oficina – Linux Educacional para Técnicos de LIED.
- Oficina – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
- Oficina – Ciências da Natureza, matemática e suas Tecnologias.
- Oficina – Ciências Humanas e suas Tecnologias.
- Oficina – Alfabetização e as Tecnologias.
- Oficina – Gestão e Tecnologia.
Oficinas por área:
- Parte I – Softwares e as possibilidades de integração das tecnologias ao currículo da área.
- Parte II– Mídias e as possibilidades de integração das tecnologias ao currículo da área.
Fiquei  “com água na boca” por esse momento de troca,  por tanto, não foi possível participarmos desta importante partilha pois infelizmente,  havíamos já deixado o evento. Perdoem me se não lembrei de todos os professores envolvidos em cada projeto. No entanto, gostaria que cada um me enviassem os nomes das equipes envolvidas em cada um,  em que escola e cidade que foram desenvolvidos no: m.penhasilva@yahoo.com.br para que possa enviar as considerações por escrito para cada um de vocês.
O evento contou com a presença e participação de profissionais  da educação de  vários municípios.
Ju, Lili e Maria
<><>
Nina e Maria
A todos das equipes  organizadoras deste brilhante evento, MEUS PARABÉNS DE VERDADE ao Ministério da Educação/Secretaria de Educação Estado de Mato Grosso/Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação Básica/Coordenadoria de Formação em Tecnologia Educacional/Centro de Formação e atualização dos Profissionais da Educação/Núcleo Tecnológico Municipal (CEFAPRO/MATUPA  e NTM/TERRA NOVA), bem como, todos os  PROFISSIONAIS que apresentaram seus trabalhos,  oficinas e aos PALESTRANTES que muito enriqueceram este evento.

Um comentário: