quinta-feira, 19 de julho de 2012

Professoras de Sinop-MT apresenta artigo sobre “Formação de Professores em Tecnologias e Mídias Digitais no Processo Ensino/Aprendizagem” no I Congresso Internacional de Educação-Lucas do Rio Verde



Nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2012, aconteceu no Centro Esportivo La Salle de Lucas do Rio Verde/MT o I Congresso Internacional de Educação Diálogos Teóricos da Educação Infantil ao Ensino Superior a continuidade como chave para uma Educação de Qualidade, promovido pela Rede La Salle, Faculdade e Colégio, e pela Secretaria Municipal de Educação. 
 
Na abertura do evento o renomado Prof. Dr. José Marin Del Carmen Gonzales, da Universidade de Genebra-Suíça, abordou o tema "Inclusão e Exclusão na Educação".
 
Dando continuidade ao evento, na manhã do segundo dia, tivemos a palestra do Prof. Hamilton Werneck, da Universidade Cândido Mendes-RJ, que trouxe como título "Da Paixão de Ensinar à Paixão de Aprender" e no período vespertino mesa redonda sobre o tema "Inclusão e Exclusão", com os debatedores: Prof. Dr. José Martin Del Carmen Gonzales (Suíça), Psicóloga Regina Mara Rodrigues (APAE, LRV) e Profa. Eli Capitanio Betella (APAE, LRV), sob a coordenação da Profa. Izana Néia Zanardo, Supervisora da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde-MT.
 
No terceiro dia no período matutino o Prof. Dr. Milton Molano Camargo, da Universidade La Salle - Colômbia, abordou em sua palestra o tema "Qualidade Universitária e Desenvolvimento Profissional Docente", o Prof. Dr. Vasco Pedro Moretto, da Universidade de Brasília, que proferiu a palestra "Avaliação da Aprendizagem - Uma Relação Ética", Prof. Dr. Carlos Alberto Jamade Hirmas, fsc, do Instituo La Salle-Chile, com o tema intitulado "A Educação Atual no Chile e uma Visão da Educação da Criança". No período vespertino mesa redonda em discussão ao tema “A Judicialização do Ensino e a Responsabilidade dos Gestores nas Unidades Escolares”, que contou com o Prof. Me. Guilherme de Oliveira Ribeiro, Coordenador do Curso de Direito da Faculdade La Salle, e Dr. Diogo Madrid Horita, Defensor Público, em seguida a Profa. Dra. Marta Maria Pontin Darsie, da UFMT, palestrou sobre “Avaliação dos Processos de Ensino e de Aprendizagem no Ensino de 09 anos” e para concluir a Profa. Dra. Daniela Martí Barros, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), proferiu como tema de palestra a “Aprendizagem, Memória e Comportamento”.
 
Durante o evento foram apresentados mais de 75 trabalhos e o município de Sinop esteve presente através de apresentações. Dentre as quais está o relato de experiências das formadoras do Núcleo Tecnológico Municipal, profª Esp. Leila D. Bergonci e profª Esp. Maria da Penha P. da Silva sobre “Formação de Professores em Tecnologias e Mídias Digitais no Processo Ensino/Aprendizagem”
 
Neste relato de experiência foi abordado como está sendo realizadas as formações continuada em tecnologias e mídias digitais para professores, no NTM de Sinop/MT no sentido de reflitir, discutir e implementar as tecnologias em sua prática educacional, bem como os desafios que se estabelecem a partir desta implementação. Tais desafios se fazem constantes para os educadores no interior da escola pública a partir da introdução e do uso das tecnologias no processo ensino/aprendizagem. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário